Jaime Varela Santos, foi o fundador da Rádio Ribatejo em 15 de Março de 1951.

Quase vinte anos depois, a estação emitia onze horas diárias (9:00-20:00). Segundo um texto da revista semanal Flama (31 de Janeiro de 1969), o capitão, já na reforma, tinha como colaboradores os locutores Maria Isilda e Francisco Robalo, este também operador, Adelaide André Marques, operadora auxiliar, e Emília da Silva Marques, com funções de escritório. Nunes Forte, um dos mais conhecidos locutores à época, passara também pela estação. Varela Santos fora o criador da popular estação Rádio Graça, em Lisboa, depois propriedade de Américo Santos. Varela Santos também venderia a sua estação, integrada na Emissora Nacional na nacionalização das rádios em Dezembro de 1975.

4 Comendários;

  1. Conheci bem o Sr Capitão Jaime Varela Santas…já depois da Radio Ribatejo ser nacionalizada nos anos 90 havia um programa que se chamava as história da Radio Ribatejo Estação Emissora CSB 32 da responsabilidade do Nuno Matos agora na Antena 1 fui convidado a participar e quando trauteei vários indicativos o Sr Capitão ficou muito impressionado e admirado de como eu me lembrava de tudo no seu rosto umas lágrimas saiam-lhe dos olhos.

  2. Conheci bem o Capitão Varela Santos, O Alberto, seu filho e meu amigo e a Rádio Ribarejo. Na altura tinha uma delegação onde gravavamos os programas na Avenida D. Rodrigo da Cunha, em Lisboa. Tive lá um programa que gravava e era transmitido aos sãbados às 12.oo. Por isso se chamava “Prograna das 12”. Foi o meu princípio, muito antes de ir para os Açores e colaborar na Emissora de Angra e depois no Rádio Clube Português. Já nem sei em que ano estive na Rádio ribatejo, nem o que é feito do Alberto Varela Santos, meu amigo.

    1. Olá Ruy Castelar,

      Por curiosidade, o nome Oscar Liz Ribeiro de Oliveira, diz-lhe alguma coisa?
      Trata-se do meu avô materno. Faleceu antes do meu nascimento e parece que esteve ligado à emissora. Curiosamente com casa em Lisboa, na D. Rodrigo da Cunha.
      Obrigado,
      André Filipe Neves

  3. Bons tempos. Foi dificil conseguir que o Senhor Capitão Varela Santos voltasse aos estúdios que tinha construído e superiormente dirigido tantos sucessos radiofónicos. O Nuno Matos acabado de entrar a colaborar na RDP Radio Ribatejo , tinha a paixão que ainda mantem pelo futebol. Convencer os dois para gravarem um programa de recordações em geito de entrevista não foi logo facil. Mas foi um exito. Obrigado Capitão Varela Santos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *